No início desta semana, preocupado em substituir as telas antigas, investi grande parte do meu tempo a pesquisar sobre alternativas fáceis e baratas. A verdade é que não consegui grandes ideias e por isso debrucei-me sobre as imagens a utilizar.

Ao fim de algumas horas de pesquisa descobri este ilustrador com registos minimalistas e animados que considerei oportunos para concretizar a ideia. No entanto, outras questões acabaram por surgir: Como proteger as imagens? Como sustentá-las na tela sem recurso a colas?

Desta vez procurei respostas físicas e desloquei-me até à Staples. Aqui, vi nas folhas de acetato a solução ideal para o resguardo. Já em casa, com as imagens preparadas, continuava sem resposta ao último problema. Lembrei-me então desta técnica que pôde ser facilmente adaptada ao meu caso.

Assim, para além de ter poupado dinheiro e tempo, consegui também garantir a reciclagem e a personalização dos materiais.


Deixo abaixo uma explicação do projecto para que melhor percebam e possam, até, experimentar em vossas casas.


1. Comece por seleccionar as imagens que pretende imprimir e formate o documento de modo a conseguir uma pequena moldura, como mostra a figura. Depois recorte-as com o auxílio de um x-acto e uma régua, assim evita as 'partidas' da tesoura.


2. A seguir prepare uma folha de acetato com a largura (x) igual à da imagem impressa. Quanto à altura (y) acrescente 1 cm a cada extremidade e vinque. Para facilitar esse processo defina a dobra com recurso à ponta seca de um compasso.


3. Por último, marque na parte de trás da tela 10 cm de topo e 25 cm de rodapé para aplicar pequenos pregos e amarrar a linha ou cordel. Encaixe nele a dobra do acetato e ficará com as imagens expostas.

Para as medidas apresentadas tive como referência uma tela de 60 cm x 90 cm.

Enviar um comentário

Inspira-te