Não há dúvidas, Abril foi um mês que superou qualquer outro até agora - passou a correr. E eu, claro, nem dei conta. Mas fiz contas à vida!

Tive a sorte de repousar para férias durante uma semana. Mas não fiquei por casa, ou melhor, pela minha. Fui para debaixo das saias da mãe (como se costuma dizer)... que bom que foi. E como tudo o que é bom acabou depressa.

Estou a falar de acordar sem despertador, de abrir aos armários e deliciar-em com quarenta mil bolachas e cereais de pequeno-almoço para afogar a gula, de desafiar o meu irmão (de 14 anos) e, claro, desfrutar da companhia da minha família que não via desde o Natal, em especial à mesa onde as saudades dos aromas, dos sabores e das texturas nunca se conseguem aniquilar por completo.

Tentei desligar-me das preocupações e relaxar ao máximo. Aproximava-se uma semana de "loucos" que antecedia a Páscoa e um regresso à invicta que exigia de mim outra energia e disposição. Porque saber dar de nós nos momentos certos e da melhor forma é uma premissa que considero indispensável nas relações interpessoais.

Depois, confesso que levei portátil mas só o liguei no último dia para comprar os bilhetes de regresso.  Resumindo e concluindo, nem nos trabalhos de freelancer tive oportunidade de me debruçar. Isto inclui o meu projecto pessoal com o Planner que mencionei na publicação anterior (27 de Março) e no qual ainda estou a trabalhar e aproveito para falar um pouco.

A minha intenção é criar algo extremamente pessoal no que respeita à gestão do tempo, essencialmente. Sendo portanto uma ferramenta que considero útil nesse sentido. Quando falo em gerir o tempo não me refiro ao controlo das horas que dedico a isto ou àquilo mas a optimiza-lo tendo em conta o que há para delegar.

Em termos de estrutra defini o seguinte:
- Capa;
- Calendário anual + Feriados nacionais + Estações do ano + Mudança de hora + Mapa de férias;
- Capa do mês + Calendário mensal;
- In box (afazeres importantes para aquele mês);
- Em viagem (lista com o essencial para viajar naquele mês);
- Mapa de planeamento mensal (visão geral);
- Mapa de limpeza mensal;
- Lista de compras (com colunas para "checar" as várias semanas do mês);
- Ementa mensal;
- Planeamento diário (como nas agendas standard);
- Despesas mensais.

O que me tem consumido mais tempo é a personalização e a rotatividade dos tópicos que se altera de mês para mês. O pior é sempre o primeiro - aquele em que se define tudo de raiz. A partir daí é só puxar para os restantes. Mas com calma e atenção. Se falha alguma coisa nas entrelinhas o mais provável é que no final algo não bata certo.

E, já que não estou a seguir nada do que ainda defini nele (no Planner) à risca, porque não está terminado, continuo a estudar novas receitas e a habituar-me a novos hábitos para que um dia possa dizer: "Hoje iniciei a dieta Paleo (sem radicalidades)!"

Espero, muito sinceramente, que esta semana consiga terminar este projectozinho que se tem transformado num projectozão.

A par disso, vou tentar também encontrar um equilíbrio (apesar de achar que a resposta passa por uma estratégia) para não consumir tanto das minhas manhãs a dormir. Deito-me tarde, é certo, porque o emprego assim o exige, mas se dantes me aguentava com 5 horas de sono muito provavelmente continuarei a aguentar.

Aceito sugestões!

A propósito da foto escolhida para este post dedico-a à lembrança de que nestes dias a minha cara metade festejou o seu aniversário. Parabéns Mr.!!!

Enviar um comentário

Inspira-te