Iniciou-se no passado dia 01 o prazo de entrega das declarações de IRS (categoria A e H), via internet, que decorrerá até 30 de Abril. Para muitas pessoas, consultar os documentos necessários para o processo implica tempo e esforço. No entanto, pode somar pontos a seu favor com um sistema simples de organização.

Aproveite a época de férias e debruce-se sobre a papelada que tem dispersa pela mala, gavetas e secretária. É aconselhável que o faça uma vez por ano, mantendo o que é válido e deitando fora o que já expirou. Deste modo, pode ter em conta algumas sugestões.

Comece por escolher o lugar onde pretende guardar toda a burocracia. Uma gaveta ou uma estante, de difícil acesso às crianças, será o ideal. Assim garante que se encontra minimamente segura e acessível para si.

Pode optar por vários tipos de suporte, desde dossiers, pastas ou tabuleiros. Pessoalmente aconselho a 1ª opção, não só pela comodidade de arquivamento, mas também pela facilidade que oferecem em dispor os documentos. Nesse sentido, o uso de separadores é bastante útil.

Quanto aos títulos a incluir nas etiquetas, a questão é maioritariamente pessoal. Ou reúne por tipo de documento - Empréstimos, Declarações, Facturas - ou por entidade - Casa, Emprego, Carro. Lembre-se de acrescentar no fim - Diversos. Aqui pode guardar listas, tabelas, calendários e outros materiais necessários à rotina doméstica, por exemplo.

Se tiver a oportunidade de conseguir um painel de cortiça, instale-o no seu escritório ou Hall. Use-o para afixar as contas a pagar e um calendário mensal, onde possa apontar os encargos mais importantes. Post-it's serão bem-vindos.

Para uma maior organização pode ainda recorrer a agendas e cadernos, mas para já não serão uma prioridade (abordarei esta tendência num próximo post). Guarde apenas o que é importante e lembre-se "Less ir more".

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