Tendo iniciado na passada semana a leitura do livro "Gestão do Tempo" de Polly Bird, venho agora partilhar algumas dicas que retirei do primeiro capítulo - "Defina as suas prioridades pessoais".

Tal como muitas pessoas, é provável que viva numa correria constante acumulando trabalho e cansaço. Evidentemente isso traduz uma má gestão do seu tempo. No entanto, se reparar nas pessoas organizadas, verá que nunca parecem subcarregadas e que controlam a maioria das situações. Isto porque têm a ideia nítida do que pretendem, para onde vão - visão a longo prazo.

Curiosamente, só em 20% do tempo diário é que lida com actividades positivas. Os outros 80% são desperdiçados com actividades desnecessárias. Daí a prioridade máxima em identificar o que pretende de modo a empenhar-se nos tais 20%.

Ao ter em consideração os papeis que desempenha na sua vida, perceba as categorias em que se insere, por exemplo: família, lazer, emprego, dinheiro e saúde. Isto ajudará a definir as metas que deseja atingir, o que precisa para atingi-las - organizar o tempo e, consequentemente, alcancá-las.

Depois, tente apontar um objectivo, preferencialmente três, para cada uma das áreas. Inclua sonhos e talentos, mas seja realista. Pode, ainda, definir quais os seus valores, garantindo que desempenha algumas tarefas de acordo com os mesmos.

Não queira fazer tudo de uma só vez. Cada objectivo pode ser ordenado por prioridade e dividido em pequenos passos que ajudarão a atingir as metas gradualmente.

Repare que as metas definem os sonhos, os ideais, um fim, enquanto que os objectivos determinam os meios para atingir essas mesmas metas. Assim, se existirem objectivos que não contribuem para as suas metes delegue, deixe para depois ou simplesmente não faça.

Para facilitar todo este processo, é possível recorrer ao 'diagrama aranha', ou seja, pôr os pensamentos no papel de forma clara e estratégica.



















2. Diagrama aranha. Imagem extraída do livro


Concluída a partilha destas dicas, fica marcada para a próxima Quinta-feira uma outra abordagem sobre o próximo capítulo - "Quanto tempo tem?"

Enviar um comentário

Inspira-te